Dom 9 Abr 2017 - Dom 16 Abr 2017
Espinho Vive a Semana Santa 2017

Descrição do Evento

A Semana Santa em Espinho celebra uma tradição local que se afirma ano a ano!

Enquadrando-se num período histórico, a Semana Santa de Espinho integra no seu programa geral atos culturais e religiosos que a tornam numa das mais belas recriações da Morte e Ressurreição de Cristo, do nosso país.
O Domingo de Ramos é o pórtico de entrada da celebração da Semana Santa. A cidade celebra a 09 de abril, a entrada de Jesus em Jerusalém. O Largo da Câmara Municipal será o principal cenário deste evento. Neste local é retratada a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, num ambiente caraterizado pela dinâmica de um mercado da época.
Durante essa semana, tempo ainda para representação da Última Ceia de Jesus Cristo com os seus discípulos (segunda e terça), representação no monte das Oliveiras, o julgamento do Sinédrio e a Via Sacra.
A meio da semana (quarta), o grande concerto de Páscoa realiza-se, conforme a tradição, na Igreja Matriz de Espinho, que este ano receberá a atuação da Orquestra Clássica de Espinho, acompanhada pelo Coro Sinfónico Inês de Castro.
Num ambiente marcado pela harmonia evangélica, serão retratados os últimos momentos de Jesus com os seus apóstolos... momentos solenes e emocionantes que a Semana Santa em Espinho proporciona a milhares de visitantes.

Programa:
9 abril
Procissão de Ramos / Entrada Triunfal em Jerusalém - 15h00
O Domingo de Ramos é o pórtico de entrada na Semana Santa. Neste dia a Igreja celebra a entrada de Jesus em Jerusalém.
A Procissão terá início na Igreja Matriz de Anta seguindo pelas ruas da cidade com encenação de alguns acontecimentos mais significativos narrados nos Evangelhos.
O Largo da Câmara será o principal cenário deste evento, pois será retratado a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde já está a decorrer desde a manhã um mercado da época.
Prosseguirá posteriormente até à Igreja Matriz de Espinho onde terminará com Eucaristia da Bênção dos Ramos.

10 e 11 abril
Última Ceia - 21h30
Centro Multimeios
Com uma visão renovada sobre a Última Ceia, que incluirá uma abordagem à Páscoa Judaica que se vivia antes de Jesus, é proposto uma noite especial, cujo objetivo será aprofundar, mais ainda, este momento de tão intenso significado e desconcertante mistério.

12 abril
Concerto da Páscoa -21h30
Igreja Matriz de Espinho
A cidade de Espinho conserva esta antiga tradição de, no decurso da Quaresma, promover o grandioso Concerto de Páscoa.
Este ano, a Orquestra Clássica de Espinho e o Coro Sinfónico Inês de Castro, serão os protagonistas com a interpretação de "Johannes Brahms - Requiem Alemão, Op. 45” com a Direção Musical do Coro - Artur Pinho Maria e a Direção Musical - Pedro Neves.

14 abril
Via Sacra (encenação) - 21h30
Parque João de Deus / Largo da Câmara
A representação das últimas horas da vida de Jesus é de todos os momentos a mais solene e comovente. Terá início no Parque João de Deus com a Agonia no Monte da Oliveiras (Getsémani) e Julgamento no Sinédrio, junto ao edifício da Biblioteca. Depois da condenação à morte, ordenada por Pilatos (Câmara Municipal), prosseguirá com os vários momentos da Via Dolorosa até à crucificação e colocação do Seu corpo no sepulcro, na Igreja Matriz.