Qui 31 Mar 2016
[Tertúlia Literária] "Tao Te Ching" de Lao Zi

Descrição do Evento

Nesta tertúlia de entrada gratuita, irá ser abordada a obra "Tao Te Ching" de Lao Zi (ou Lao Tsé) numa apresentação inicial, após a qual dar-se-á lugar a uma conversa sobre a mesma, sob a moderação do orador Marcelo Melo.

Lao Zi viveu no século VI a.C. Passou a primeira metade de sua vida - cerca de quarenta anos - na corte imperial da China, trabalhando como historiador e bibliotecário. Homem de meia-idade, Lao Zi abandonou a corte imperial e retirou-se, como eremita, para a floresta, onde viveu a segunda metade de sua longa vida, estudando e meditando.

O conteúdo deste pequeno manuscrito, de oitenta e um brevíssimos capítulos, consta de pequenos aforismos, muitas vezes em forma paradoxal.

O Tao Te King, que segundo a tradição terá sido escrito no século VI a.C. por Lao Zi, já foi traduzido mais vezes do que qualquer outra obra excepto talvez a Bíblia e ocupa um lugar muito importante na história do pensamento chinês.
O Tao Te King preconiza uma maneira de agir que se ajuste perfeitamente ao mundo. Corresponde a deixar tudo fluir por si, sem ir contra o que é natural.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

"Trinta raios convergem no eixo da roda,
mas útil é o vazio, no meio.
Molda-se barro, faz-se um vaso,
mas útil é o vazio, no interior.
Um quarto tem portas e janelas, mas útil é o vazio, lá dentro.
Por isso, no existir está a posse,
no vazio, a utilidade."

11, Tao Te Ching
Lao Zi

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~