Sáb 1 Ago 2015
Suor Angélica e Gianni Schicchi (Il Trittico) de Giacomo Puccini

Descrição do Evento

ÓPERA INTEGRADA NO CURSO INTERNACIONAL DE MÚSICA VOCAL 2015 (CIMV)

No final da primeira parte da temporada de 2015, antes da interrupção de verão, como habitualmente, a Orquestra das Beiras apresenta uma ópera integrada na 17ª Edição do Curso Internacional de Música Vocal 2015. Considerando o carácter formativo desta produção, que será interpretada pelos alunos da classe de Ópera do referido curso, serão apresentadas duas óperas do Il Trittico de Giacomo Puccini (1858 - 1924). Il Trittico é o título de um conjunto de três óperas de apenas um ato, Il Tabarro, Suor Angélica, e Gianni Schicchi. Este trabalho foi apresentado pela primeira vez na Metropolitan Opera House de Nova Iorque a 14 de dezembro de 1918.

Sinopse
Suor Angelica é uma ópera de um ato de Giacomo Puccini, com libreto de Giovacchino Forzano. Foi a penúltima ópera de Puccini (as outras duas do Trittico foram compostas antes) e é um exemplo, talvez único, de uma ópera só de mulheres. As vozes masculinas só aparecem no final, no coro de anjos que levam Suor Angelica para o céu. Puccini tinha uma irmã que era freira, chamada Iginia, Madre Superiora do Convento de Vicepelago, por quem ele nutria grande afeição. Graças a ela, Puccini percebeu como era a vida no convento, que retrata com grande realismo na sua ópera. Conta-se que, assim que terminou de compor a partitura, Puccini foi visitar sua irmã ao convento, e tocou e cantou para ela e para as suas companheiras excertos da música ao piano, deixando-as profundamente comovidas.

Gianni Schicchi é uma ópera de um ato de Giacomo Puccini, com libreto de Giovacchino Forzano, baseado no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri e é a única ópera cómica que Puccini escreveu. Sabemos que Dante Alighieri, o autor da Divina Comédia, colocou os seus inimigos políticos e pessoais no Inferno. Entre os desafetos do poeta estava Gianni Schicchi, cidadão de Florença, que teria falsificado o testamento de Buoso Donati (Dante era casado com Gemma Donati, um membro dessa família), deixando a maior parte dos bens de Buoso, que morreu a 1 de Setembro de 1299, para a família Schicchi. O objetivo da ópera de Puccini é provar que, afinal de contas, Gianni Schicchi não merecia ir parar no inferno...

Intervenientes:
Orquestra Filarmonia das Beiras
Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva
Alunos de Ópera da 17ª Edição do Curso Internacional de Música Vocal 2015

Ficha Artística
Direção musical António Vassalo Lourenço
Maestrina Assistente Alba Bomfim
Encenação Claudio Hochman
Desenho de luz Dino da Costa
Desenho de Som Bruno Gomes

Ficha Técnica
Assistente de Encenação Manuel Jerónimo
Operação de luz Dino da Costa
Operação de Som Bruno Gomes
Técnico de palco Lino Aidos
Preparação Musical Isabel Alcobia, Claire Vangelisti, João Lourenço, Richard Seiler
Pianista Correpetidor Valeriu Stanciu
Produção OFB Artur Neves, Bruno Marques
Produção Executiva Belinda Morais, Margarida Mendes, Rita Carvalho