Sáb 13 Jun 2015 - Dom 18 Out 2015
Inauguração das novas exposições temporárias do Museu do Vinho Bairrada
16:00 - 18:00
Gratuito

Descrição do Evento

Novo Núcleo de Exposições Temporárias

A Câmara Municipal de Anadia inaugurou, no dia 13 de junho (sábado), pelas 16h00, mais um ciclo de exposições temporárias no Museu do Vinho Bairrada.
A autarquia dá, assim, continuidade à orientação que traçou para a dinamização do museu, conjugando a dimensão museológica com a vertente de promoção das artes, designadamente da arte contemporânea, e dando espaço ao trabalho quer de artistas plásticos consagrados quer de nomes emergentes. Neste novo ciclo, reúnem-se três mostras de caráter diverso: “Siza Vieira no Cartoon Internacional”, do Museu Nacional da Imprensa, “Inventarium” por Nuno Nunes-Ferreira, e a exposição de fotografia “Pequenos Paraísos – Nostalgias Rurais”, de Fernando Alegre.
A parceria do Município de Anadia com o Museu Nacional da Imprensa é agora retomada com a apresentação dos trabalhos que participaram no Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon World Festival 2014. Constituída por 43 cartoons, esta mostra homenageia Siza Vieira e revela distintas formas de representação dos traços inconfundíveis do arquiteto português. Resultado da seleção realizada por um júri internacional a partir de centenas de trabalhos a concurso, a exposição do Prémio Especial de Caricatura Siza Vieira traz-nos a criatividade de humoristas originários de diversos países, com culturas e sensibilidades estéticas díspares. Estes prémios especiais tiveram início na edição 2013 do PortoCartoon, retratando Manoel de Oliveira e José Saramago, e, em 2014, homenagearam, para além de Siza Vieira, Nelson Mandela. Recorde-se que esta foi a última vez que Georges Wolinski presidiu ao júri do PortoCartoon, pois o conceituado cartoonista viria a morrer no ataque terrorista ao jornal francês ”Charlie Hebdo”, em Paris, em 7 de janeiro último.
No evento de 13 de junho será também inaugurada a exposição que Nuno Nunes-Ferreira concebeu para o Museu do Vinha Bairrada e cujo principal conceito é a memória, já que foi ao passado e à história que o artista foi buscar as ideias para criar. Procura uma estética de beleza na nossa memória coletiva para reflexão em diferentes aspetos históricos de Portugal e do Mundo. Em formato de linha do tempo, esta mostra resgata para o museu um imenso conjunto de objetos e documentos alusivos a momentos marcantes da história portuguesa desde 1890 até 2015 – são 125 anos da história de Portugal que, em simultâneo, evocam simbolicamente os 125 anos do espumante na Bairrada. Para o efeito, Nuno Nunes-Ferreira desenvolveu um vasto trabalho de pesquisa e de recolha de documentos originais (recortes de jornais, panfletos, cartas, postais, bilhetes de espetáculos...) que registam alguns momentos marcantes dos anos evocados. Traz à luz do dia verdadeiras preciosidades que testemunham a história de Portugal, num cruzamento com peças provenientes das reservas do Museu do Vinho Bairrada, que, até à data, não haviam sido expostas ao público. A exposição conta com a colaboração e texto crítico da investigadora Irene Flunser Pimentel, galardoada em 2007 com o Prémio Pessoa. Nascido em Lisboa em 1976, Nuno-Nunes Ferreira vive e trabalha em Santarém. Juntamente com Carlos Bunga e Joana Vasconcelos, foi, no âmbito da ARCO, um dos escolhidos pelo alto comissariado para o Prémio Brugal Artistas Emergentes Internacional. Representado na prestigiada Saatchi Art, tem exposto nas mais importantes galerias nacionais e internacionais.
Dando espaço ao trabalho de novos artistas, inaugurar-se-á também a exposição “Pequenos Paraísos – Nostalgias Rurais” de Fernando Alegre. Trata-se de uma mostra de fotografia que revela locais paradisíacos e praticamente desconhecidos da Região Centro. São espaços por onde o artista deambulou, muitos deles já desaparecidos em virtude de incêndios, tempestades, abandono e negligência… De alguns destes lugares, apenas restam as imagens de Fernando Alegre e o profundo pesar por um património desaparecido.
As exposições estarão patentes no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, até 18 de outubro de 2015, podendo ser visitadas de 3ª a 6ª feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos fins-de-semana e feriados, das 10h00 às 19h00.